quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Em defesa da tragédia e da hipocrisia...

Em defesa da tragédia e da hipocrisia...

Primeiro JUSTIFICO. Sinto-me obrigado a esclarecer alguns fatos ocorridos no programa cafezinho do dia 06 de janeiro de 2010. Eu, Luiz Gustavo de Paris Ferreira, vulgo BIVIS fui crucificado por muitos ouvintes e por alguns colegas por exposições sobre assunto bebida e direção. Em minha opinião, vários pontos foram distorcidos...

1 – Não prego e nem defendo Álcool e Direção! Em nenhum momento usei argumentos justificando que o que fiz foi certo. Não fiquei alcoolizado, nem tenho historia de acidentes sobre, mas reconheço a imprudência e assumo que não foi a primeira vez. Neste aspecto sou um idiota! CONCORDO COM O ARTHUR DE FARIA. Embora o mesmo tenha julgado apenas a mim. De forma “justa”, outros que ali confessaram o ato de beber, beber alternando com refrigerante ou beber até achar “que tá na hora de parar” tenham passado em “branco” no julgamento do “mestre” Arthur. Tudo bem. Faz parte... a parcialidade no julgamento dos outros. Mas daí a dizer que fiz campanha pra isso...nunca! Servir de exemplo para os jovens é atribuir a minha honestidade um peso que ela não tem. Não disse que sou ou fui exemplo de moral pra ninguém! Penso que como comunicador tenho obrigação de falar a verdade e assim tentei me comportar. Para servir de exemplo, ser for o caso, assumo meus erros, como já fiz outras vezes. Sendo assim... POR ESTE ATO... HUMILDEMENTE PEÇO PERDÃO A TODA SOCIEDADE por assumir que nesta oportunidade bebi e dirigi! Disse nesta oportunidade, pois não é uma constante, quem convive comigo pode relatar das vezes que me utilizei de carona e taxi!

2- Foi condenado injustamente... minha opinião, porque contrariando uma parte dos comunicadores da rádio fui honesto em demasia. Acredito que honestidade nunca é em demasia! Apenas respondi uma pergunta que poderia muito bem não ser respondida! Ao ser questionado por uma ouvinte no MSN se eu teria bebido antes de me deslocar para o evento que descrevi. Respondi simplesmente que sim! Diferente de muitos, que fazem campanha disso ou daquilo reconheci publicamente meu erro. Sou humano e tenho vida pessoal que sempre foi dividida no ar. O fato de ter uma apelido público e trabalhar num veículo de comunicação não me torna um “super-homem”, e se fiz e assim me permitirem assumo erros e atos. Se precisar dizer a verdade, sempre vou optar por isso! Mesmo que como hoje possa me custar o emprego. Apenas fui sincero, se vocês não estão acostumados com esse tipo de comunicador, só tenho a lamentar. Não vou mudar... acostumem-se.

3 – Meu ponto de vista foi de um simples “ser” que pensa. Por observação e raciocínio pude perceber a falta de estrutura nas estradas e praias do RS. Todos sabem que no reveillion se concentram muitas pessoas nas principais praias do litoral. E que nestas praias estão as principais e maiores casa noturnas do litoral, em especial nas proximidades de Capão e Atlântida ao lado da estrada do mar. Pois o reveillion é época de festas e o consumo de álcool se eleva. Longe de mim julgar esta tradição. É apenas uma constatação. Vamos pensar de forma simples e quase matemática. Boa parte busca a diversão através de festas, onde se bebe e as vezes... muito. Boa parte, ou pelo menos um percentual, se desloca para estas boates, que chegam a receber milhares de jovens. A pouco no Brasil uma lei proibiu a venda de bebidas alcoólicas nas estradas. Minha única pergunta é: POR QUE EM VARIAS CIDADES E ESTRADAS OS POSTOS DE GASOLINA ESTÃO PROIBIDOS DE COMERCIALIZAR (Lei federal) OU CONSUMIR (ao exemplo da Lei municipal de POA) AS BEBIDAS E ESTAS BOATES PODEM?!
Embora a lei fale das estradas federais. Porque em meio a tantas campanhas publicitárias e pedidos de fiscalização mais rígida, uma boate ou casa noturna contraria todo um raciocínio e apelo?

LEI FEDERAL - http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI6314-15228,00-LULA+SANCIONA+LEI+QUE+PROIBE+VENDA+DE+ALCOOL+NAS+ESTRADAS.html

LEI MUNICIPAL - http://www.canoinhas.net/noticias/9503-prefeituradeportoalegreprouconsumodeuoolempostos.pdf

FOI APENAS ESSE RACIOCINIO QUE LEVANTEI! Não busquei me eximir de responsabilidade nenhuma e muito menos me fazer de herói, “bom moço”, dono da verdade só queria saber porque?! Já relatei inúmeras vezes no programa como funcionam a lei e a fiscalização nos Estados Unidos, especificamente no estado Califórnia. Acredito que a lei rígida e muito bem imposta seja um dos motivos do seu êxito. Embora não evite o acidente, ela coíbe com eficácia, basta ver os números e constatar como eu o comportamento do povo americano. ACREDITO NA CONSCIENTIZAÇÃO E NA EDUCAÇÃO... porém minha experiência no país estrangeiro só me provou apenas uma coisa. QUE A LEI E A FISCALIZAÇÃO AJUDAM E MUITO NA PREVENÇÃO!!! Meu colega Barth Lopes citou a consciência como guia, concordo, porém afirmo que somente ela não resolveu o problema americano onde a educação é destacadamente mais elevada (pelo menos no quesito investimento e estrutura). A lei e a fiscalização jamais deixaram de ser uma ferramenta preventiva aqui ou em qualquer outro país. Voltando ao ponto inicial, apenas observei uma “brecha”, uma escape na lei que permite que a poucos metros de uma rodovia seja ela federal ou estadual se compre e beba álcool.

5 – A falta de estrutura do transporte público no litoral foi referida pela minha pessoa como mais uma das incoerências dessa forma de pensar. NÃO JUSTIFICO QUALQUER CONSUMO DE ALCOOL E USO DO VOLANTE PELA FALTA DE ESTRUTURA! Apenas cito a dificuldade de deslocamento como uma agravante. Pois do mesmo jeito que tem gente que não bebe em festas, não gosta de boate, não gosta de festa em si; temos o livre arbítrio, pessoas que gostam de boates, festas e de preferência com bebida, “droga” legalizada! Não sou umas delas, não fui a nenhuma dessas boates, mas reconheço o direito que estas pessoas têm de freqüentarem estes espaços. Por que não disponibilizar transportes especiais e que consigam atender a demanda deste público, em especial nesta temporada. O número de taxis não é o suficiente para atender a demanda e afirmo, como no meu caso, que tenho dois amigos que não dirigem. Como posso arrumar carona sempre que desejar. Ressalto ainda que ir a pé não é aconselhável, pois se a boate está na beira da estrada, como podemos caminhar com segurança sem iluminação, calçada e visibilidade dos pedestre. TÔ LOCO ENTÃO! Não ir à boate é minha única solução! Como disse o Mauro...que seja então! Mas ainda acho que não resolvemos o problema.

6 - Nos estádios de futebol, se fizeram inúmeras campanhas contra a violência. Não foram raras as campanhas e também as cenas de agressão e pancadaria. Só a consciência não bastou, até que por lei se baniu a bebida por completo nos estádios brasileiros. Sem essa “de esse pode aquele não”, sem essa de “eu tenho consciência, não sou chinelão”. Proibiu e pronto, mesmo assim ainda assistimos a cenas como a da última rodada brasileiro 2009 no Paraná. Mesmo com a lei e a fiscalização nada é garantido, mas que os números da Lei seca nas estradas e nos estádios fizeram efeitos isso é inegável!

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL768986-5598,00-APOS+MESES+DE+LEI+SECA+NUMERO+DE+ACIDENTES+FATAIS+TEM+QUEDA+DE+DIZ+PRF.html

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/12/10/lei-seca-numero-de-vitimas-de-acidentes-registrou-queda-de-29-4-em-novembro-915143430.asp

http://cruzeiro.org/blog/estadios-sobrios-e-magros/

Só a consciência pode ser falha dentro do sistema. Frente a tentação... somos humanos! Não quero apelar pra esse raciocínio, mas sou obrigado, muitos de nós sem alternativas e decididamente seduzidos pelos “prazeres de vida” somos atirados ao pecado e ao erro mortal das estradas nestes períodos de festas! E AÍ VEM MINHA PROFUNDA TRISTEZA E INDIGNAÇÃO...

Meu exercício de reflexão foi para muitos um pecado. Perceber o mundo em que vivo, suas nuances e diferentes características me custaram caro. Não vivo num “mundo de faz de contas”! Reportei apenas o que percebi, sem mascaras, recortes e fantasias de um “idealismo alucinógeno”. As coisas e as situações acontecem na rua e tem de ser pensadas e analisadas doa a quem doer. Ser honesto e fugir da hipocrisia me fizeram mal. Me fez ser na frente de muitos, por incrível que pareça, desonesto e criminoso. Por refletir sobre os meus atos errados e de muitos outros, que não tiveram a coragem de assumir; e, acima de tudo, refletir como poderia evitá-los, paguei um alto preço ao sugerir medidas mais eficazes contra esta situação e também responder honestamente uma simples pergunta de uma ouvinte.

Hoje vi meu direito de pensar e ser honesto... morrer. Como futuro jornalista sinto que só devo reportar o que já aconteceu e ponto final com exclamação! Uma vez me disseram que o jornalismo era investigativo por natureza e que a grande reportagem mostra a realidade, um fato, que ninguém ou poucos conseguem ver. Toda esta forma de pensar me veio à tona ao assistir uma entrevista do governador do Rio, Sérgio Cabral, falando sobre intensificação da fiscalização de obras residenciais junto aos morros espalhados pela cidade e litoral do estado. Sim! Este discurso após uma tragédia que todos nós já cansamos de assistir nos jornais. Todo ano! Todo ano alguma favela desaba no Rio. E ano após ano se constrói nestas áreas. É preciso algo cair, bater, explodir pra alguém vir com remédio no lugar da prevenção?! É preciso alguém bater na frente ou na saída destas boates do litoral pra virar manchete?! E ainda no texto da notícia, algum jornalista “gênio” dizer que era incrível como uma boate que vende bebidas alcoólicas pode estar situado na beira de uma estrada. Isso se a boate não for anunciante do veículo! “Aê ferrou de vez”! E mais ainda... obviamente ele não fará uma análise da realidade baseada em alguma experiência sua, afinal de contas, jornalista nenhum jamais bebeu e dirigiu neste mundo. ELES SÃO PERFEITOS... PELO MENOS A GRANDE MAIORIA VAI DIZER QUE É! E VOCÊ É OBRIGADO A ACREDITAR! Noticiar uma tragédia hoje vale muito, denunciar uma possível tragédia não é tão interessante. Paranóia! Exagero! Invenção... é um crime! Ser honesto é mais ainda!

Luiz Gustavo de Paris Ferreira - BIVIS

Mais um vez perdão pelo ato... mas nunca pela coragem (para muitos imbecilidade) de assumir meu erro!

Continuo acreditando... SE BEBER... pouco, com refri, até a hora da tontura... não importa... NÃO DIRIJA!!!

20 comentários:

Unknown disse...

Sei la...Tambem concordo com vc em tudo...
Teve tambem aquele papo" vai a pé pela praia"
Tu se garante q vai chega em casa vivo??Podendo ser assaltado??
Concordo no esquema policia pra na saidas das boates,concordo q existem precariedade nos transportes para locomoçao...e isso faz q nós ao beber se obrigamos a ter que ir com o nosso proprio automovel,mesmo sabendo que podemos por em risco alguma vida...MAS FAZER O QU??SE NAO TEM A FISCLIZAÇÃO CORRETA E NEM MEIOS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM SE DESLOCAR.
Concordo plenamente com vc =)

Grande beijo Fran Seco...

Fer disse...

Salve Bivis, cara assino embaixo do que vc disse, os colegas preferiram ignorar o real teor do seu comentário, uma pena. A lei tem falhas sim, não ao proibir o consumo do alcool para quem dirige, mas sim por ignorar os que vendem e te induzem a beber nas baladas a beira da estrada no litoral. A volta para casa após isso é problema de cada um. Pergunto: E se eu me sentir tonto na balada? Terei o direito de exigir da boate um transporte para casa? Acho que o alcool só combina com uma reunião familiar ou com os amigos em casa, pois na rua voce fica vulnerável aos loucos descontrolados, o exemplo são os dois insidentes no Imbé onde dois condutores foram agredidos pela massa em fúria e tb alcolizada por atropelar algumas pessoas. Uma atitude bárbara rebatida com outra mais bárbara ainda. Um Feliz 2010 pra tí!

Anônimo disse...

Bivis, concordo plenamente contigo e entendo perfeitamente tua indignação com o "mestre" Arthur, que na minha opinião está ficando cada vez mais demagogo e usando a velha jogada de cutuvelar as pessoas que estão no entorno para se alavancar...Ele fica menos mal com a gaita aberta e a boca fechada.

Vicky Smile disse...

Bivis pode acreditar, eu Li tudinho!
Concordo Plenamente contigo,Ninguém no mundo é perfeito, e tu teve coragem de assumir que tu foi completo idiota de fazer isso.
Seu Bobão, nunca mais faz isso, não quero que nada de ruim aconteça contigo!

Desculpa pelo Comnterio infantil, mas foi o que a minha criatividade fez *-*
Love u
Beijomeescreve

Anônimo disse...

Uma coisa é tomar um foguetão, e pegar uma BR com movimento, uma avenida movimentada na cidade, isso é uma coisa.

Agora, tu mesmo disse, 5,6 km foi a distância percorrida... é de um rigor desproporcional com a tua atitude achar que agora o mundo deve cair na tua cabeça.

Começo e fim de história, tu percorreu uma distância que com um automóvel é mínima, também disse, não tomou uma quantidade de alcool capaz de colocar a ti ou a alguém em perigo.

Dá-lhe Bivis! Não fez porra nenhuma e te entenderam mal.
Abraço, Sérgio.

Potiguara Júnior disse...

Cara, sou muito positivo e acho que sempre sai uma limonada de um limão. To contigo e não abro numa campanha pela moralização da mídia , das autoridades relapsas , mas também pela conscientização das pessoas quanto a beber e dirigir, cumprir leis (mesmo sem fiscalização) e preservar a vida acima de tudo.
Te parabenizo pela coragem e honestidade, mas lamento pelos desdobramentos que teve o lance todo.
Olha só, tu é massa e do bem que a gente sabe. Não te mixa!!!

Aquele abraço.

Unknown disse...

Bílvis.
---Parabéns, mas ao mesmo tempo TE CUIDA, não se pode JOGAR TÃO LIMPO E CLARO nesse ambiente chamado RÁDIO.
--Aos FALCATRUAS E DONOS DA VERDADE o mundo só deve o desprezo e o nojo.
--Por motivos "similares" eu quase me desconcertei me rebaixando a esse BANDO DE INCULTOS que acham saber tudo e ESTÃO CADA VEZ MAIS NO FUNDO DO POÇO.
---Abraço do sempre amigo PARDAL.

Fran disse...

Mais uma vez bato palmas para tudo que tu disse. Não só o rádio como todos os meios de comunicação precisam de profissionais assim e não aquele besterol de falar oq o chefe acha que tem que ser dito.
Falar o que tem que ser dito.
Pois pelo menos uma vez na vida alguém comete coisas como essa, e por não virar em tragédia ninguém toma conhecimento e fica como se não existisse.. mas é disso que o MUNDO precisa, saber que situações de riscos acontecem simm e que às vezes a "sorte" não vai estar do ladoo e pode sim acontecer o pior.
Por mais que essees indivíduos queiram, não são perfeitoos e quanto mais tentam parecer, mais ridículos se tornam e isso é detestável.
Quem Ele lá em cima não se canse de nos mandar pessoas com essa capacidade de assumir seus atos e defender seus ideais, mesmo num mundo e numa época como a nossa.

Mais uma vez quero dizer que sou tua FÃ e eterna acompanhante (a distancia) do teu trabalho!

Poor: Fran.REC

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bivis, ouvi toda a polêmica do Cafezinho das 12h30 e acho que entendi as duas partes que se envolveram na discução. Em primeiro lugar te entendo. Não tiveste a intenção de te vangloriar ao relatar o que aconteceu. Compreendo perfeitamente que assumiste o erro te ter pego o volante após ter bebido, e isso é louvável. Contudo, tua confissão não reduz o tamanho do equívoco cometido. Também entendo quem te condenou quando tentaste "dividir" a responsabilidade pelo teu ato com o poder público e os proprietários das casas noturnas. O Estado poderia - veja bem, "poderia" e não "deveria" - facilitar o cumprimento desta lei se facilitasse o transporte em regiões com casas noturnas e em determinados horários. Todavia, o Estado não é responsável por atitudes particulares, e ir pra balada e beber de madrugada são atitudes particulares, portanto, são de inteira responsabilidade de quem as toma chegar e sair da balada em segurança e sem comprometer a segurança de terceiros. Acredito, também, que depois deste desgaste todo uma coisa de positiva aconteceu: isso abriu um sério debate sobre o assunto (mais um) e por isso estás de parabéns como jornalista, pois tiveste a coragem de expor um fato particular e gerar tudo isso. Quanto à hipocrisia, acredito que ela seja tão inerente ao ser humano quanto a bondade, a maldade e outras características, cara e, infelizmente, isso é quase inevitável. Mas fugir dela, assumindo um erro não diminui o tamanho do equívoco. Pra encerrar, gostaria de dizer que a veemência dos teus colegas, como o Arthur de Faria, ao te criticar pode ser lida, também, como preocupação contigo, cara. Graças a Deus (ou àquilo que que possas acreditar que te proteja) estás bem, não aconteceu nada. Mas Bivis, e se tivesse acontecido? Nem todo mundo que fez isso teve a oportunidade de ser corajoso e admitir publicamente porque não voltou, cara! Pensa nisso, por favor, tá?
Um grande abraço e um pedido em especial. Relaxa! Procura não ficar tão chateado com o que aconteceu. Foste criticado, mas foram críticas construtivas!

Abração
Antonio Duarte

Janaina Sá Brito disse...

Concordo plenamente contigo querido!
Acho q assim como no primeiro mundo as cleis são obedecidas rigidamente, no terceiro mundo deveria ser a mesma coisa, mas infelizmente vivemos no Brasil onde os políticos são desonestos e roubam dinheiro do povo, se eles fossem honestso de verdade, fariam leis masi rígidas e a fiscalizaqção funcionaria, assim não teriamso tantos acidentes de transito provocando mortes por aí!
Seja sempre honesto e sincero e não te acanhes em assumir teus erros, afinal, todos n´so somos seres humanso e pelo q conheço de ti, tu és uma pessoa consciente de teus atso ce sempre queres acertar, és , sempre fostes e sempre serás sincero e honesto e isso é o q eu mais adimiro em ti queridco!
Beijos e te cuida!

Unknown disse...

Querido, parabéns pra ti. A tua atitude, ou melhor, audácia/coragem, só fez com que eu admirasse e respeitasse mais a "vossa pessoa". Não apenas por concordar plenamente com a tua opinião, mas principalmente pelo fato de tu expor, assumir e matar no peito algo que podia ser tapeado, não dito, etc etc. É comodo, fácil e até "bonito" pregar moral de cueca,e até sem ela, mas se expor, admitir as atitudes (todas), dar a cara a tapa, é muito difícil... Pra mim, não adianta nada impor trocentas leis sem ter o mínimo de estrutura para controlar, manter e fazer a coisa funcionar de modo minimamente eficaz. Mandar fazer é facil, agora dar base pra ser feito, é outra história.
Parabens pela tua hombridade, coragem, honestidade e transparencia.
Mas bah, esse Bivis é bagual mesmo. Vem cá, tu não é de Uruguaiana não? hehehe... Grande beijo, Bárbara.

Vanessa de Borba disse...

“Acredito que honestidade nunca é em demasia! Apenas respondi uma pergunta que poderia muito bem não ser respondida!” J



Tava fluindo tão bem teu texto.. mas uma coisa é um a coisa... e não vender bebidas alcoólicas nos postos, não tem nada a ver com vender em boates.. Até porque tu não vais pegar um taxi para beber no posto. Mas – não raro- chama um taxi para beber nas baladas.. Logo a diferença!!



Vc teve sorte ..sempre.. duvidamos que um dia aconteça com agente. Acreditamos sempre ter o controle, até perdemos!!

Nesse reveillon.. um amigo foi de carro para festa e capotou na volta!! Sorte dele que não teve nada grave, mas poderia ter acontecido algo pior . Te cuida, Guri!!! Admiro tua sensibilidade e sinceridade!!! Continue com ela sempre, mas – por favor – se fores beber não dirija!! Bjão!! A-D-O-R-O!

CARINA MOREIRA disse...

Bivis,
Ouvi ontem a polêmica gerada no cafezinho das 12h e 30mim, sei que a honestidade tem seu preço, sei também que algumas vezes o que falamos não soa exatamente como gostaríamos, mas a de convir que a tua atitude não fosse correta, bebida e direção não combina.
Se você sai à noite e quer beber, e sua decisão, mas quando a bebida e somada à direção isso se torna um problema que afeta outras pessoas. Beber ou não e direito seu, porém a tua liberdade termina onde começa a do outro, e quando bebemos, mesmo que seja um pouco, você põe em risco a tua a vida e as dos demais também. Ouvi e li teus argumentos, porém a honestidade de assumir teu erro não o exime dele... Não vivemos em um país onde as leis e a infra estrutura estão a serviço do cidadão. Então temos que fazer a nossa parte, na próxima vai de taxi, mesmo que tenha que esperar um pouco mais para chegar em casa, ou combina com um grupo de amigos onde um abre mão de beber uma noite, para que você e muitos outros possam ter vários e vários verões pela frente. Ah! Adoro você e não vou deixar de gostar por isso, todos somos falhos e isso não nos torna melhor ou pior que ninguém! Beijão

Unknown disse...

Não foste honesto não Bivis, foste ingênuo!

S Kaercher disse...

Cara gostei do teu comentario, pois há muita hipocrisia em tudo isso...gostei primeiro porque fez muita pessoa pensar no ato de beber e dirigir, afinal essas duas coisas não combinam mesmo...infelizmente em nosso pais tupiniquim as coisas erradas acontecem todo dia e toda hora e acaba expondo voce por emitir uma opinião, pois se tivessemos uma lei séria, coerente e atuante, certamente tu não terias que fazer esse comentário, pois todos estariam cientes dos riscos, a policia e a lei estariam prontas para coibir os excessos e estariamos discutindo outras coisas, mas infelizmente onde nada acontece, vivemos em um pais sem lei, onde deputado embriagado atropelha e mata e não acontece nada, ou melhor, cobra dos meios de comunicação estar sendo exposto a população; após ler o teu blog compreendo o que quiseres dizer e infelizmente vivemos em um mundo em que todos julgam todos e ninguem constroi nada...temos as ong, tipo viva a vida, que se formou após o tragico acidente dos seus por excesso de bebida, porque então os governos não tomam ações mais enérgicas, porque a toda poderosa globo não investe pesado em campanhas contra a bebida. Enquanto discutimos as grandes cervejarias faturam alto e investem alto em propraganda nas grandes reces de televisão, porque não proibimos tambem a veiculação de propragandas que incentivam o uso de alcool, assim como fizeram contra as companhias de cigarro...algum interesse deve estar por tras! Por isso que tu estas sendo metralhado hoje, fica muito mais facil te condenar! abraços!

Unknown disse...

Bom,o negocio continua bombando!!!!!!!!!!!!!


beijo vane

pri disse...

Oi Bives, tantas pessoas falam sobre o assunto (bebida e direcao) ou melhor reclamam e nao tentam encontra alternativas pra solucionar o problema...concordo com as tuas solucoes. Ah gostei da tua CORAGEM em assumir um erro e arcar com as consequencias da SINCERIDADE.Bejo de uma punk que te adimira

Anônimo disse...

nossa, como teu blog eh chato!! pow o do pb eh bem mais bacana!! t liga tem mta coisa porca ae... nada a ver... sem noção, q nem os programas da pop rock,a prima pobre em qualidade das radios aqui no sul... sem noção!!